Por RODRIGO ÍNDIO
Foram prorrogados por mais 30 dias os decretos que mantém o isolamento social e a suspensão de diversas atividades em Macapá. A informação foi publicada do Diário Oficial do Município, nesta terça-feira (2).
As medidas passam a vigorar a partir de quarta-feira (3), após 15 dias do sistema de lockdown. Ficam suspensas as aulas presenciais de toda rede escolar pública e privada na capital.
Foi prorrogada também a proibição de aglomerações com mais de 100 pessoas; de eventos urbanos públicos e privados; viagens de servidores e funcionamento de espaços públicos, como o Bioparque da Amazônia.
Atividades econômicas e sociais
A PMM estuda a reabertura gradual das atividades econômicas no município, que podem acontecer a partir de sexta-feira (5). Para que as atividades consideradas não essenciais retornem, o prefeito Clécio Luís (REDE), declarou em suas redes sociais que há condicionantes.
Será necessário, por exemplo, que os leitos estejam com uma taxa de ocupação nunca superior a 80%. Para isso, o gestor defende que o setor do Hospital Universitário (HU) seja aberto para aumentar o número de leitos exclusivos para covid-19.
Outros fatores fundamentais são: o nível de isolamento social ser mantido, o decréscimo no índice de contaminação e os protocolos de higiene dentro dos estabelecimentos comerciais.
O uso de máscaras será mantido como obrigatório e sujeito a penalidades para quem descumprir no valor de um salário mínimo (R$ 1.045).
Nos próximos dias, a prefeitura da capital deve anunciar as novas medidas.