Por SELES NAFES
O prefeito de Macapá, Clécio Luís (Rede), assinou decreto nesta segunda-feira (15) que define uma série de atividades que poderão ser retomadas a partir de amanhã (16) com regras rígidas, após o “fim” parcial da quarentena. Algumas atividades continuam sem prazo para reabrir, como cinemas, shoppings, bares e casas noturnas.
Para determinar o que poderá voltar a funcionar de forma presencial, delivery, drive thru ou por compra expressa, a prefeitura da capital criou um sistema de bandeiras que usa as cores “preta”, “vermelha” e “laranja” para identificar os graus de risco.
Bandeira Preta, sem previsão de reabertura
Teatro, cinema, clubes, buffets, boates, casas de espetáculo, casas de show, reuniões de sociedades em associações sem fins lucrativos, escolinhas de futebol, balneários, academias, centros de convivências, bares, salões de festas.
Bandeira Vermelha, poderão funcionar por delivery, drive thru ou entrega expressa (quando o cliente encomenda e vai buscar)
Docerias, fast-food, lanchonetes, hamburguerias, restaurantes, churrascarias, pizzarias, e outras atividades que vendem alimentos prontos
Bandeira Laranja, por delivery, drive thru ou entrega expressa
9h às 17h: Lojas de armarinhos, tecidos, móveis, eletrodomésticos, bijuterias, acessórios, calçados, roupas, lojas de móveis e equipamentos para escritórios, distribuidoras de cimento, de materiais de informática, joalherias, lojas de eletrônicos, de bombons, enfeites, brinquedos, perfumarias, variedades, artigos esportivos, lojas de departamentos, magazines, papelarias, plásticos e descartáveis, ração animal, e de produtos agropecuários.
Só serão permitidos camelôs fixos, como por exemplo os que atuam nos camelódromos das avenidas Cora de Carvalho e Coaracy Nunes. Ambulantes ainda não tiveram a atividade liberada.
Bandeira laranja, drive thru
Apesar dos shoppings possuírem algumas atividades permitidas, eles continuarão fechados para o público.
No caso deles, no entanto, as lojas poderão atender por delivery, ou por encomenda expressa com entrega em drive-thru no estacionamento dos empreendimentos.
“Ninguém (clientes) terá acesso às lojas ou praças de alimentação. Por enquanto, não há negociação qualquer para reabertura dos shoppings. Vimos no Brasil inteiro que isso não deu certo e houve resultados terríveis”, justificou o prefeito.
Bandeira laranja, presencial por agendamento, de 8h às 16h
Serão permitidos os atendimentos presenciais apenas por agendamento nas seguintes atividades:
Agências de turismo, agências de viagem, clínicas de estética, clínicas de podologia, concessionárias de veículos, serviços odontológicos, lojas de limpeza, decoração e designer, lojas de prestadoras de serviços, escritórios compartilhados, escritórios de profissionais liberais, imobiliárias, corretores, locadoras de veículos, lojas de manutenção de equipamentos de climatização, manutenção de eletroeletrônicos, marmorarias, sex shops, lojas de venda, revenda e manutenção de piscinas, seguradoras, serviços de publicidade, vidraçarias e fins
Bandeira Laranja, de 10h às 20h, presencial por agendamento
Salões de beleza, barbearias, esmaltarias, cuidados pessoais, ateliê de tatuagens.
“Não queremos que no horário de abrir as pessoas se desloquem até o local para ficar esperando. Precisa ser agendado”, alerta o prefeito.
Bandeira Laranja, de 7h às 18h, presencial
Todas as atividades industriais
Bandeira Laranja, 24h, presencial
Templos e eventos religiosos (em local aberto ou fechado), desde que seja com uma pessoa a cada 4 metros quadrados, com metro e meio de distanciamento até o limite de 50 pessoas por evento, não importando o tamanho do prédio.
“Lideranças se comprometeram a realizar várias celebrações durante o dia para compensar. A maioria das igrejas é de portes pequeno e médio, existem poucos templos grandes”.
Os templos deverão avisar o tamanho do local e a lotação máxima. Eles também deverão oferecer na entrada pia com água e sabão.
Bandeira Laranja, de 9h às 18h, presencial
Lojas de conveniência
Bandeira Laranja, de 8h às 18h, presencial
Floriculturas, lojas de materiais de construção, material elétrico, hidráulico, comércio de autopeças, acessórios, pneus, baterias e afins, estâncias de madeira e afins.
Vale para essas atividades a mesma regra das igrejas: avisos sobre lotação e lavatórios para os clientes.
Clique aqui para ver o novo decreto
Estabilização dos casos
Amanhã também recomeçará em Macapá o rodízio de veículos e a aplicação de multas de até R$ 2 mil para pessoas que estiverem sem máscaras.
O decreto, que ainda será publicado hoje, é baseado nos indicadores e estudos apresentados pelo comitê que orienta as decisões governamentais, e que estão apontando estabilização com tendência de decréscimo na velocidade do contágio na capital.
Segundo último boletim do município, nas últimas 24h as quatro unidades de referência da prefeitura para a covid-19 tiveram 780 atendimentos, o que corresponde a menos da metade do que foi registrado no mesmo espaço de tempo em dias anteriores.
Clécio Luís deixou claro que os números serão avaliados todos os dias, e que se houver necessidade decretará um novo lockdown.