A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Pedra Branca do Amapari aderiu ao protocolo de medicamentos para o tratamento da covid-19 com sintomas leves. A medida preza pelo atendimento sob prescrição médica em início de quadro clínico, desde que exista diagnóstico confirmado.
A empresa de mineração que atua na região realizou a entrega, na última de terça-feira (2), de um novo lote de teste rápidos contendo 1.000 unidades e 1.100 kits de medicamentos para o tratamento da covid-19. No boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Pedra Branca do Amapari, o município registrava 609 casos.
A enfermeira Cláudia Pimentel, titular da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que estudos recentes mostraram que o uso combinado dos fármacos que compõem os kits devem ser realizados sob prescrição médica.
“Hoje as discussões são entorno do uso precoce dessa medicação para pacientes com sintomas leves e na fase inicial da doença, por isso Pedra Branca do Amapari, assim como outros municípios, irá adotar o uso desse kit, na fase inicial da doença, desde que com criteriosa avaliação do paciente e aceitação do mesmo em tomar a medicação”, explicou.