Por SELES NAFES
Técnicos da Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) tentam descobrir se a capital já atingiu o pico de contágios da covid-19.
Os últimos boletins diários têm demonstrado uma queda sistemática e acentuada no número de infectados pelo novo coronavírus.
No dia 4 foram registrados 128 casos novos em Macapá.
Dia 5: 85 casos
Dia 6: 18
Dia 7: 11
Dia 8: 04
Ao mesmo tempo em que esses resultados podem ser reflexos da demora na entrega de resultados, já se sabe que o período de lockdown aumentou o isolamento, e consequentemente baixou a procura nas unidades de saúde de pessoas com sintomas, o que indica que houve freio na velocidade de contaminação.
“Ainda estamos no início dos estudos, e pode ser que já tenhamos atingido o pico da doença. A tendência é que ocorra uma estabilidade daqui para a frente”, avalia Natan Zalouth, da SVS.
Há quatro semanas, 80% dos exames davam positivo. Hoje, a média está em 60%. Também houve redução na capacidade de transmissão de pessoa para pessoa.
“No início da pandemia uma pessoa contaminava outras três e até cinco, e hoje esse número é de 1.5 e até menos. Isso é função do lockdown. Se a gente mantivesse o isolamento alto, esse número baixaria para menos de 1, porque a pessoa não passaria mais o vírus para a ninguém justamente por estar isolada”, explica.
“Pode ser que esse número volte a aumentar porque as pessoas estão voltando para a rua, ainda não sabemos”, pondera.
A tendência é de que os próximos boletins tragam números mais altos de contágio em Macapá, já que aproximadamente cinco mil amostras foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz. Como os exames são de datas anteriores, os resultados não refletirão a realidade atual.
Aumento no interior
Enquanto Macapá aparece com apenas 4 casos novos, o boletim divulgado por volta das 17h de ontem (8) mostra que foram 85 em Laranjal do Jari, 62 em Pedra Branca, 33 em Porto Grande e 23 em Santana, além de outros municípios.
Seis óbitos que aparecem no boletim de hoje são do período entre 23 de maio e 7 de junho. Ou seja, em alguns dias não houve registro de mortes.
Em todo o Amapá, são 13,2 mil casos e 278 óbitos.