Por SELES NAFES
Por volta das 19h deste sábado (13), técnicos da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) conseguiram restabelecer o fornecimento de energia na cidade de Vitória do Jari, no Sul do Amapá. Foram mais de 25 horas de sufoco.
A interrupção do serviço ocorreu após o rompimento de cabos numa área de mata que fica a cerca de 12 km da sede do município, e é um local de difícil acesso.
De acordo com o responsável pela CEA em Vitória, uma árvore caiu sobre a rede inicialmente derrubando uma fase.
“Pela manhã nós precisamos desligar a outra fase. (…) É uma situação bem complicada nessa área de servidão. Sempre que chove e venta forte ocorrem as quedas de árvores rompendo os cabos e cruzetas”, explicou um funcionário da CEA em Vitória.
Outro aspecto que dificulta a manutenção é o fato de parte da rede passar por uma área alagada. Além disso, os postes ainda são de madeira e muitos estão em péssimas condições. Por isso, sempre que chove ou venta forte, são comuns os blecautes na região.
Moradores afirmam que os postes novos de concreto foram colocados pela companhia ao longo da estrada que liga Laranjal a Vitória do Jari há mais de um ano, mas a ligação da rede ainda não foi feita.