Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Imagens de aglomerações em balneários do município de Laranjal do Jari, a 290 km de Macapá, no sul do Amapá, tomaram conta das redes sociais amapaenses e a Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari (PMLJ) afirma que o funcionamento dos balneários não está liberado.
As imagens são deste domingo (26) e mostram lugares, como o cais da cidade, bastante lotados, com pessoas em aglomeração em momento de lazer.
O Portal SelesNafes.com conversou com o secretário de saúde do município, Marcel Menezes, que informou a surpresa do município com a aglomeração e também que a Guarda Municipal e a Polícia Militar do Estado do Amapá (PMAP) aturaram para dispersar a multidão.
Marcel informou que, além de tudo, o cais nem era antes da pandemia um local de grande aglomeração. O secretário especula que talvez tenha sido a euforia das pessoas com os baixos índices de covid-19 no município, já que Laranjal foi uma das cidades mais atingidas do Estado do Amapá, mas há várias semanas vem apresentando queda em todos os índices.
Ainda assim, o secretário ressalta o alerta.
“Pode ser sido a euforia das pessoas, mas vale alertar que o funcionamento dos balneários não está permitido ainda e mesmo o que já reabriu, como o comércio, bares e restaurantes, tem que funcionar com limite de pessoas, o distanciamento social e normas de higiene”, ressaltou Menezes.
Situação do Jari
No último boletim epidemiológico divulgado pelo município ao meio-dia desta segunda-feira (27), constam 3.601 casos confirmados, dos quais 958 estão em acompanhamento domiciliar; 2600 casos recuperados no total e 2120 casos descartados.
Sem óbitos há quase uma semana, 42 pessoas perderam a vida para o covid-19 no município desde o início da pandemia. O Centro do Covid montado pelo Governo do Estado na cidade tem 19 vagas de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), das quais apenas uma está ocupada atualmente, com um paciente em observação.
A Unidade Básica de Saúde (UBS), que chegou a atender até 500 pessoas com suspeitas de covid-19 por dia, hoje atende uma média de 30 pacientes.
“Fomos muito atingidos, mas seguiremos alertas e pedimos o mesmo da população. Neste próximo final de semana, a prefeitura está preparando uma grande ação de fiscalização para evitar aglomerações”, finalizou Marcel.