Produtos importados e cofres foram apreendidos pela Receita Federal durante uma operação para coibir a saída irregular de mercadorias do Amapá sem pagamento de impostos.
A ação, que contou com apoio das Polícias Militar e Rodoviária Federal, ocorreu nesta quarta-feira (22), no Porto do Grego, em Santana, a 17 km de Macapá.
Além da evasão de divisas, a operação objetiva combater o tráfico de drogas e contrabando de mercadorias. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) levou cães farejadores para buscas por drogas, mas nada foi encontrado nos navios fiscalizados.
Em uma embarcação que tinha a capital paraense, Belém, como destino uma carga composta de carregadores de celular, fones de ouvido e outros produtos eletrônicos estava sem nota fiscal.
Três cofres de médio porte que estavam na mesma embarcação também foram retidos porque o homem que se apresentou como proprietário se recusou a abri-los e a informar o que havia dentro. Ele foi notificado a comparecer à Receita Federal para fazer o reconhecimento do conteúdo dos cofres, que serão periciados.
Segundo a Receita, muitos produtos importados são comprados na Área de Livre Comércio de Macapá e Santana e levados para serem revendidos clandestinamente em outros estados. O problema é que sem a nota fiscal a Receita deixa de recolher os impostos sobre essas transações comerciais, que por serem clandestinas, acabam configurando contrabando.