Por SELES NAFES
O prefeito de Macapá, Clécio Luís (Rede), vai assinar decreto ainda nesta quinta-feira (30) dando andamento a mais uma etapa do cronograma de flexibilização de atividades durante a pandemia do novo coronavírus. O rodízio de veículos está suspenso a partir de amanhã (31).
Veja abaixo outras atividades que constarão no decreto que será assinado.
– Escolinhas de futebol sem jogos, apenas parte física e tática
– Esportes coletivos, como futebol, basquete e vôlei
– Campeonato amapaense de futebol liberado, sem público
– Treinos em academias e escolinhas de artes marciais, como boxe e jiu-jitsu, mas sem contato físico
– Autoescolas
– Lan houses
– Até 150 fieis por evento religioso
– Atividade físicas ao ar livre para grupos de até 25 pessoas
– Aumento do horário de funcionamento no Centro Comercial até as 19h, e funcionamento das lojas nos dois primeiros domingos de cada mês.
As novas medidas são um reflexo da redução dos casos de covid-19 e das mortes. Nas últimas 24 horas, por exemplo, a única morte registrada no Amapá como caso oficial de covid-19 ocorreu em junho, mas que só agora foi confirmada após investigação.
A prefeitura tinha divulgado mais cedo que as quatro unidades que são referências para covid-19 atenderam pouco mais de 500 pessoas em 24 horas. Em junho, houve dias em que a quantidade de atendimentos ultrapassava 2 mil.
Apesar da liberação de várias atividades, o “grosso” ainda está por vir, e ainda não há previsão de flexibilização. São as aulas presenciais.
Só a rede pública municipal em Macapá tem 35 mil alunos. As escolas do Estado possuem mais de 150 mil estudantes. Apesar dos bons resultados após as últimas etapas de flexibilização, a equipe da prefeitura ainda não sabe também quando os cinemas e shows serão liberados.