Por SELES NAFES
O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Lucivaldo Costa, assinou portaria liberando as visitas presenciais no presídio obedecendo a um cronograma de retorno gradual. A partir do dia 8 de agosto, véspera do Dia dos Pais, cada preso terá direito à visita de uma pessoa da família, de preferência a esposa ou companheira.
A portaria estabelece duas etapas de retorno das visitas. De 8 a 30 de agosto, conforme uma tabela por pavilhão, e apenas num dia de fim de semana.
Neste período, será apenas um visitante por preso com direito a contato físico. Todos precisarão estar usando máscaras. A visita será no pavilhão, das 8h30 às 12h.
De 5 a 27 de setembro, serão liberados até dois visitantes por preso seguindo as mesmas regras de prevenção e horário. Em ambos os períodos, os detentos que não estiverem recebendo visitas terão direito a banho de sol durante a tarde.
Se houver melhoria no quadro epidemiológico do Amapá, o Iapen prevê que a partir de outubro ocorra a normalização das visitas.
VEJA TODAS AS REGRAS NO RETORNO DAS VISITAS
Os servidores dispensados no início da pandemia da covid-19 também deverão retornar a seus postos de trabalho a partir do dia 3, com exceção daqueles que tiverem recomendação médica contrária da Junta Oficial.
Retorno
No último dia 17, o juiz João Matos, da Vara de Execução Penal, também tinha assinado portaria determinando o retorno de todos os presos que foram liberados para regime domiciliar por pertencerem aos grupos de risco. O prazo é 10 de agosto.
O juiz determinou, se possível, o teste de covid-19 em todos os presos que estiverem retornando. Os que estiverem com suspeita deverão ser imediatamente isolados e tratados.