Por SELES NAFES
Com 1.187 casos de covid-19 e 11 óbitos, a população da pequena Vitória do Jari, no sul do Amapá, tem motivos de sobra para estar preocupada com a pandemia, menos o prefeito da cidade. Numa festa que contrariou o próprio decreto municipal que impede aglomerações, o prefeito Raimundo Alcimar Ney de Sousa, o Dielson (PT), aparece dançando perto das pessoas, distribui apertos de mão e não usa máscara. Assista.
No vídeo gravado por um convidado da festa, é possível ver o prefeito de camiseta preta. No microfone, o DJ da festa faz exaltações à torcida do Flamengo e ao prefeito. Durante uma música que tem uma “batida” típica de Gurupá (PA), ele pergunta quem irá à festa do município paraense no fim do ano.
Apesar de pessoas próximas do prefeito afirmarem, informalmente, que o vídeo é antigo, o Portal SelesNafes.Com confirmou com várias fontes que a festa de aniversário foi realizada no último sábado (11), na comunidade de “Paga Dívida”, às margens do Rio Jari.
O evento começou por volta das 10h. Dielson chegou na festa por volta das 17h. O portal tentou ouvir o prefeito, mas o secretário de Cultura, de nome Ariadne, informou que enviaria o contato de um assessor de comunicação para comentar o assunto. Não enviou, e não atendeu mais as ligações.
Entre as cerca de 50 pessoas na festa, nenhuma foi filmada usando máscara. O vídeo indignou moradores de Vitória do Jari, e gerou uma avalanche de críticas ao gestor, considerado o primeiro que deveria dar exemplo.
Ciente, pelo menos em tese, da gravidade da doença que já matou 483 pessoas no Amapá, no último dia 6 o prefeito renovou a suspensão das aulas na rede pública até o dia 30 de julho por conta da pandemia. Veja abaixo.