A construção de redes de infraestrutura específicas de escoamento das chuvas e de abastecimento de água avança na cidade de Pedra Branca do Amapari, município a 180 km de Macapá. A prefeitura se prepara agora para iniciar a pavimentação de ruas e avenidas.
O investimento na rede de infraestrutura dentro do município é da ordem de R$ 2 milhões, e inclui galerias, bueiros e a conclusão da central de abastecimento de água, municipalizada em 2019.
“A rede de drenagem deverá solucionar problemas com alagamentos e enchentes na região Central de Pedra Branca, em especial a Rua D e seu entorno, Avenida do Progresso, Rua Francisco Dutra e Rua F.”, explicou o secretário Municipal de Infraestrutura, Daniel Ferreira.
Abastecimento
A construção da central de abastecimento da Caesa, em Pedra Branca do Amapari, foi iniciada no ano de 2012 pelo Governo do Estado, com financiamento do BNDES.
Após mais de sete anos paradas, as obras foram retomadas pelo Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Saepe), após a municipalização de parte da sua capacidade de funcionamento.
A ação de repasse da execução da obra e distribuição do produto foi feita pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), com mediação do Ministério Público Estadual, sob o comando do titular da Promotoria de Pedra Branca, promotor de Justiça Rodrigo Celestino Pinheiro Menezes.
Segundo o diretor presidente da Saepe, Saymon Abreu, para a conclusão dos serviços foram viabilizados recursos do Conselho Municipal de Meio Ambiente, no valor de R$ 331.784,58.