A Polícia Federal realizou duas operações na manhã desta quinta-feira (16) para combater a falsificação de dinheiro e tráfico de drogas no Amapá. As ações policiais ocorreram nas cidades de Macapá e Porto Grande.
A Operação Nota Fake investiga uma associação criminosa responsável pela comercialização de notas falsas. Agentes federais cumpriram a três mandados de prisão e quatro ordens judiciais de busca e apreensão em Macapá e Porto Grande.
A investigação identificou a prática criminosa na comercialização de cédulas falsas tanto através de redes sociais, como no comércio local no estado.
Já a Operação Luz Negra – alusão a uma das formas utilizadas para identificar a autenticidade da cédula – cumpriu dois mandados de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão.
Uma das ordens judiciais tinha como alvo uma das celas do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), localizado na zona oeste de Macapá, onde vários celulares foram apreendidos. A ação contou com a participação do Grupo Tático Prisional (GTP) do Iapen. Outro mandado foi cumprido em residência de um dos investigados, em Macapá.
A investigação teve início a partir de prisão em flagrante de dois homens, de 24 e 29 anos, e de uma mulher, com 31 anos, que transportavam aproximadamente R$ 18 mil em cédulas falsas no mês de maio na capital.