Por RODRIGO ÍNDIO
A Polícia Militar do Amapá recebeu 25 fuzis modelo FAL 7,62 mm doados pelo Exército Brasileiro durante uma cerimônia, realizada nesta quinta-feira (2), no Comando Geral da PM, no bairro Beirol, zona sul de Macapá. Além do armamento, carregadores e munições também foram entregues.
A ação faz parte da estratégia do Gabinete de Intervenção Federal para recuperar a capacidade operativa dos órgãos de segurança pública pelo país.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Matias, informou que vai usar os 25 fuzis doados pelo Exército Brasileiro para combater o crime organizado.
O armamento será destinado aos Batalhões Ambiental (3° BPM, em Santana); o 11° BPM, em Laranjal do Jari; de Policiamento Rural (13° BPM), em Mazagão; e 12° BPM, sediado em Oiapoque.
“Esses armamentos farão frente àquelas ocorrências mais audaciosas onde o bandido se homizia em área de mata, em que o policial tem que adentrar, fazer uma incursão e dar uma reposta à altura da audácia. Aqui bandido não se cria e com essa união entre Forças Armadas e Polícia Militar pode ter certeza que essa máxima continuará perdurando”, garantiu Matias.
De acordo com o comandante da 22ª brigada, general Adilson Giovani Quint, os fuzis estavam guardados no parque regional de manutenção, em Belém (PA), e antes de serem entregues passaram por manutenção e estão prontos para uso.
“Além da doação, damos todo o suporte logístico necessário. Nós fazemos, por exemplo, o adestramento dos militares que vão fazer a manutenção desse armamento. Temos condições de dar as técnicas de tiro para utilização”, comentou Quint.
Essa é a segunda doação de armamento que o Exército faz para a Polícia Militar do Amapá. Em junho do ano passado, 30 fuzis foram entregues ao Batalhão de Operações Especiais (Bope). O projeto quer entregar ainda mais armas.