Começou a tramitar no Senado um projeto de lei que muda a jornada diária e semanal de trabalho para profissionais da enfermagem, e cria regras de remuneração para trabalhos extraordinários. A proposta é do senador Randolfe Rodrigues (Rede).
Pela proposta, os profissionais passam a ter jornada diária de 6h, e semanal de 30h. O projeto também prevê pagamento de adicional de 100% na hora trabalhada além da jornada, no setor público e privado.
“(…) A pandemia da Covid-19 ressaltou a importância dos profissionais da enfermagem para toda a sociedade e, dessa forma, o Congresso Nacional deve levar à frente a antiga reivindicação da categoria de redução da jornada diária e semanal máxima de trabalho, em atenção à manutenção da qualidade e da eficiência na prestação dos serviços de saúde, para que o mais importante bem seja resguardado: a vida”.
Na semana passada, o senador se reuniu com representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), e ouviu queixas sobre jornadas excessivas de trabalho durante a pandemia.