Por SELES NAFES
A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) negou, nesta quarta-feira (22), que as mortes por covid-19 estejam aumentando no Estado, conforme divulgou a TV Globo baseada em levantamento de consórcio de veículos de comunicação no dia anterior.
Um gráfico exibido em vários telejornais, ontem (21), mostrou o Amapá entre 9 estados que apresentaram alta do novo coronavírus nas últimas 24 horas. Nos levantamentos anteriores, o Estado vinha aparecendo entre os que tinham “situação estável”, com queda de casos.
Essa condição levou a prefeitura da capital a deflagrar um plano de flexibilização com abertura gradual de atividades econômicas, a última delas no fim da semana passada com a permissão de retorno dos shoppings.
O último boletim epidemiológico do Amapá trouxe 18 novos óbitos em três municípios. Desse total, 10 ocorreram em maio, 5 em junho e 3 em julho.
No entanto, a maioria deles ocorreu há mais de um mês.
“Ontem, por exemplo, não houve nenhuma morte”, comentou o superintendente Dorinaldo Malafaia.
“O consórcio (de comunicação) não levou em consideração uma nota que enviamos informando que esses óbitos que mudaram o resultado não refletem os últimos dias, mas sim o resultado de exames acumulados que estavam represados numa remessa de 3 mil exames. Esses óbitos têm mais de 30 dias”, explicou o superintendente, em tom tranquilizador.
No entanto, o governo do Amapá mantém o alerta para uma possível segunda onda de infecções, e renovou o decreto de quarentena com suspensão das aulas presenciais em todo o Estado.