Com população estimada em 16 mil habitantes, o município de Pedra Branca do Amapari, a 183 quilômetros de Macapá, está ofertando, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá curso teórico e prático sobre prevenção e combate a incêndios e de primeiro atendimento. As aulas incluem reanimação cardiorrespiratória e outras técnicas de salvamento.
Dezoito agentes da segurança pública e servidores do município participam do curso, ministrado por instrutores da Academia Militar do Corpo de Bombeiros.
O guarda civil municipal Osimar Pinheiro explicou que o treinamento previne para ocorrências que exijam a intervenção imediata em situações de risco.
“Se houver algum acidente, incêndio ou se for preciso fazer algum atendimento pré-hospitalar, seja em caso de desmaio ou obstrução de vias aéreas, parada cardiorrespiratória, o nosso pessoal estará preparado para prestar os primeiros socorros, até levar a pessoa para a unidade hospitalar. Como dispomos de um carro pipa, poderemos atuar em caso de sinistros e evitar danos maiores”.

Agentes municipais formarão a brigada de incêndios. Fotos: Luan Silva

Carro-pipa da prefeitura será usado
As características climáticas e recentes ocorrências de incêndios na área urbana do município sinalizaram a necessidade de brigadas. Após a conclusão do curso, os agora servidores brigadistas estarão preparados para atuar no suporte a eventualidades e também na prevenção, atribuições que exigem atenção redobrada para identificar e se antecipar às situações de risco.
“Com essa formação, o município poderá criar sua brigada de incêndio, que irá atuar nas atividades de prevenção e combate a incêndio e medidas correlatas, inclusive no apoio às ações de Defesa Civil”, explica o instrutor, major Heyder.
“O procedimento de APH – Atendimento Pré Hospitalar, quando feito de imediato, evita que o estado da vítima se agrave e ajuda a manter os sinais vitais, como pulso e respiração, que são o suporte básico da vida. Essa capacitação com certeza será muito útil para todos os participantes do curso”, concluiu.