Por HUMBERTO BAÍA, de Oiapoque
O artista plástico Jansen Rafael reabriu sua galeria particular em Oiapoque, cidade a 590 km de Macapá, depois de um longo e sofrido período. O fato de loja Mestre das Artes voltar a receber visitantes teve um significado ainda mais especial: Jansen diz que viu o inferno de perto quando estava lutando contra a covid-19.
A reabertura da galeria ocorreu no último dia 21, com a presença de amigos e visitantes. Jansen Rafael é natural de Minas Gerais e mora há 32 anos no Amapá.
Foram mais de quatro meses sem exibir as belas obras de arte. A pandemia fechou a cidade, e sem turistas a galeria também precisou fechar. Além disso, o próprio artista teve que travar uma guerra particular contra o novo coronavírus.
Na reabertura da loja, plenamente recuperado, o artista sorridente disse que foi ao inferno e voltou, e deu graças a Deus por sua saúde ter sido restabelecida. Ele só lamentou pela perda de amigos durante o período mais difícil da pandemia.
A Galeria Mestre das Artes fica na Rua Honório Silva. A maior parte dos trabalhos tem como base o reaproveitamento de materiais, como fibra de vidro, madeira, e restos de embarcações que são facilmente encontradas em toda a orla de Oiapoque.
As obras são impressionantes, capazes de transmitir harmonia e inspiração. Alguns trabalhos podem ocupar um grande salão ou apenas adornar uma pequena mesa no centro de uma sala.
“Minha inspiração vem da natureza, e em Oiapoque vi a oportunidade de ir para o mercado europeu. Isso motivou minha vinda para Oiapoque “, revelou.
Oiapoque, fora da pandemia, é visitado diariamente por centenas de turistas da Guiana francesa e da França.