O Hospital do Amor, localizado na zona norte de Macapá, realizou nesta quarta-feira (30) a primeira cirurgia de nodulectomia – a retirada de nódulo de mama. A unidade atende pacientes que fazem rastreamento de câncer de colo uterino e de mama e
O procedimento foi para a retirada de nódulo bilateral em uma mulher de 45 anos, que faz tratamento no hospital. O material coletado será enviado para biópsia no laboratório de Rio Preto (SP). Após o recebimento do laudo, dependendo do resultado, a paciente será encaminhada para a Unacon ou ao acompanhamento no Hospital de Amor.
A equipe responsável pelo procedimento era composta pelos médicos mastologistas, Emílio Pacheco e Marcelo Moura; anestesista Amélia Nascimento; enfermeira Dayse Araújo; e técnicas Leia Ribeiro e Claudiane Rodrigues.
O hospital tem capacidade de realizar diariamente cerca de 60 exames de mamografia para mulheres com idade entre 40 e 69 anos, e 60 exames de PCCU, também conhecido como Papanicolau, em mulheres de 25 a 64 anos, para a detecção de câncer de mama e colo de útero, considerados de maior incidência no Amapá.
Devido à pandemia da covid-19, criou-se um protocolo de segurança e retomou os atendimentos de forma gradual. Os exames preventivos oferecidos já estão sendo realizados, garantindo a segurança de pacientes e profissionais de saúde.
Para preencher a ficha basta ir até a unidade, localizada na Rodovia Norte/Sul, no bairro Infraero, em Macapá, de segunda a sexta-feira, no horário de 7h as 17h. É preciso ter em mãos Carteira de Identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
Pare ter direito aos exames é necessário que as pacientes tenham entre 25 a 64 anos, e entre 40 a 69 para o exame de mamografia.
A unidade do Hospital de Amor em Macapá é custeada através de um convênio com o Governo do Estado do Amapá, para manutenção e funcionamento.
Fotos: Divulgação