Por RODRIGO ÍNDIO
Uma nova etapa da Operação Mareados 3, realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreendeu na costa do Amapá e ilhas do Pará, cerca de 5 toneladas de pescado ilegal. O produto foi doado para ser distribuído a pessoas carentes.
Do volume total de pescado apreendido, havia Piramutaba, espécie com pesca proibida por estar em período de defeso de 1° de setembro a 30 de novembro.
Já o restante do pescado [Tucunaré, Apaiari, Curimatã, Pescada, Tamoatá e Pacu] não estava no período de proibição, contudo, o produto não tinha comprovação de origem.
A operação abordou embarcações oriundas de outros estados em trabalho rotineiro no Rio Amazonas.
Contra as pessoas que faziam o transporte do pescado foi lavrado procedimento administrativo com multa de R$ 20 por kilo de peixe apreendido.
Neste sábado (24), a equipe de fiscalização trouxe o material apreendido no período de 5 a 24 de outubro até Macapá para entregar os peixes apreendidos ao programa Mesa Brasil do Sesc.
Instituições sociais do estado receberão o pescado que está fresco e próprio para consumo, e farão a distribuição a famílias carentes. O Ibama informou que as ações de fiscalização prosseguem.