Por SELES NAFES
Está prevista para a próxima quarta-feira (26) a divulgação da segunda pesquisa Ibope para a prefeitura de Macapá, contratada pela Rede Amazônica. Mais uma vez, as entrevistas serão feitas por telefone com 504 eleitores.
A primeira pesquisa foi divulgada no dia 14 de outubro e mostrou empate técnico dentro da margem de erro (4%) entre os quatro mais bem colocados: Capi (PSB) com 17%, Josiel (DEM) com 16%; Dr Furlan (Cidadania) com 13% e Patrícia (Podemos) com 13%. O resultado foi parecido com outra pesquisa, da Real Big Data, encomendada pela TV Equinócio (Record) e divulgada dois dias depois.
Contudo, nesta segunda-feira (26), a afiliada da Record divulgou uma nova pesquisa da Real Big Data com cenário bem diferente. Nela, Josiel (20%) aparece à frente de Capi (14%), que fica empatado numericamente com Dr Furlan (14%). Patrícia aparece em terceiro lugar (9%) seguida de longe por Cirilo (PRTB), com 4%.
Em seguida, vem Paulo Lemos (PSOL) com 3% e na casa dos 2% os quatro últimos: Gianfranco (PSTU), Guaracy (PSL), Haroldo Iram (PRTB) e Professor Marcos (PT).
A próxima pesquisa do Ibope vai ser divulgada no Jornal do Amapá, às 19h. O instituto declarou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) que o levantamento custou R$ 35 mil.
No total, cinco pesquisas foram registradas até agora no TRE para a aferir a vontade do eleitor na disputa pela prefeitura de Macapá.