Por SELES NAFES
Nunca uma eleição para a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Santana, segunda cidade mais populosa do Amapá, foi tema de tanta atenção da mídia. O pleito teve denúncias de furtos de documentos, boletins de ocorrência e até uma briga judicial que acabou confirmando a legalidade da eleição de Elma Garcia (DEM), a nova presidente da Casa.
Elma, de 41 anos, é santanense, contadora, casada e mãe de dois filhos. É seu primeiro mandato como vereadora e agora como presidente da Câmara Municipal. A partir de agora, além de fiscalizar os atos do prefeito Bala Rocha (PP), ela também será responsável por um orçamento anual superior a R$ 5 milhões.
Nesta quarta-feira (6), Elma anunciou que pediu uma auditoria nas contas da gestão anterior da CMS.
Qual o motivo desse pedido?
Desde junho (de 2020) o Portal da Transparência não é atualizado. O povo cobra o acesso a essas informações
Nunca houve tanta atenção e disputa numa eleição da mesa diretora de Santana. Qual a sua avaliação disso?
Quem sabe a auditoria vai apontar o real motivo. Ainda não vou fazer valor de juízo
Qual a sua meta em 2021?
Transparência, diálogo e aproximar o povo desta casa
Como será a relação com o prefeito Bala Rocha?
Trabalhar em conjunto. Somos 15 vereadores eleitos pelo povo. Não formamos uma mesa para oposição
Houve um novo caso de furto após a posse do dia 1º de janeiro? (o primeiro foi em novembro)
Houve depois da posse. No dia 2 eu troquei todas as fechaduras das portas, e na segunda-feira mais documentos foram furtados. Acho que usaram uma chave mestra. Também fizemos BO
A senhora estava na chapa da vereadora Helena Lima (ex-presidente) e depois saiu para formar sua própria chapa. Por que?
Mudei de opinião. Eu tinha tempo hábil para desistir. Ainda não tinha começado a votação
Mas por que a senhora mudou de opinião?
A facilidade de diálogo com os vereadores mais novos, de primeiro mandato. Vi que com eles haveria uma forma de trabalhar mais harmônica e transparente. Dos 15 vereadores, 9 são novos. A população de Santana mostrou que queria renovação e a outra chapa queria se perpetuar. Mudança e renovação eram os objetivos da nossa chapa. POrque?chapa da Helena Lima (ex-presidente) e depois saiu para formar sua prue usaram uma chave mestra.