Por RODRIGO ÍNDIO
Um dia que seria de esperança e alento, acabou se tornando de grande transtorno para uma sexagenária. A família da idosa flagrou uma profissional da saúde durante a falsa aplicação da vacina contra a covid-19 em um drive-thru da prefeitura de Macapá. Esse seria o 1° caso registrado em vídeo no Amapá.
O prefeito de Macapá, Antônio Furlan (Cidadania) disse que foi um caso isolado e a técnica de enfermagem voluntária foi afastada da função.
Nas imagens, é possível ver a mulher colocando a seringa no braço da idosa, passando orientações sobre reações e 2ª dose, mas ela não injeta o imunizante.
Um parente que filma o momento pergunta: “você já aplicou? Cê não aplicou!”
Quem está com seringa na mão diz: “tá aqui” e fura o braço direito da idosa novamente para, enfim, injetar o imunizante.
Em outro vídeo, os profissionais tentam justificar o que teria ocorrido na aplicação falando sobre a grande demanda de atendimentos. Em um determinado momento dizem que isso já aconteceu ‘várias vezes’.
O caso ocorreu no drive-thru montado ao lado do estádio Zerão na sexta-feira (2). A divulgação da família foi nas redes sociais.
Em coletiva, Antônio Furlan disse que a técnica teria tido um problema na aplicação, e teria ficado nervosa. A técnica, que era voluntária, foi afastada da campanha de vacinação.
“Esse fato isolado que aconteceu não pode jogar por terra o trabalho das pessoas que têm se dedicado, de domingo a domingo, para a vacinação. Nós temos de 150 pessoas, entre administrativo e vacinadores, mais um quantitativo que cuida dos bastidores de levar o lanche, água para que tudo dê certo”, comentou o prefeito.
Furlan pediu que a população continue fiscalizando e filme a vacinação.