Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
O governador do Amapá Waldez Góes (PDT) anunciou, na noite desta quarta-feira (12), através de suas redes sociais, que o Estado receberá 14 mil doses da vacina Coronavac, muito aguardada para a segunda dosagem do público idoso.
A previsão é que as vacinas cheguem ao Estado na próxima sexta-feira (14). Waldez também informou que a distribuição para os municípios será feita na própria sexta-feira e, desta forma, é possível que os municípios possam retomar a vacinação já no sábado.
Além das vacinas 14 mil doses do imunizante produzido pelo Butantan, de São Paulo, o Amapá também recebera 10.750 doses da Astrazeneca, vacinas que estão sendo produzidas na Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Nas últimas semanas – e em especial nos últimos dias –, o processo de vacinação em Macapá foi bastante conturbado, com filas durante a madrugada e princípio de confusão em vários pontos de vacinação da capital, por conta da escassez da Coronavac e com questionamentos à organização de todo o processo.
“Nossa expectativa é de um planejamento mais humanizado que permita o acesso da nossa gente com segurança e sem atropelos”, escreveu o governador em seu anúncio.
Incerteza
Durante esta semana, o Instituto Butantan anunciou que não há garantias do cumprimento do cronograma de entrega de vacinas ao Ministério da Saúde (MS), pois os Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) necessários para a produção da Coronovac, são importados da China e até o momento não houve a liberação de um novo lote para o Brasil.
Isto acarreta em incertezas sobre o cumprimento das etapas e prazos anteriormente planejadas no Plano Nacional de Imunização (PNI).
Foto: Divulgação/Butantan