Policiais federais cumpriram, nesta sexta-feira (25), em Oiapoque, mandado de busca e apreensão na casa de um brasileiro suspeito de ser responsável pela entrada de drogas sintéticas no Amapá, vindas da Guiana Francesa e Suriname.
A ação foi chamada de Operação Douce Iliusion, uma alusão à expressão francesa sobre as drogas fabricadas em laboratório, conhecidas como doce, e à sensação ilusória de bem estar que elas provocam.
As investigações, diz a Polícia Federal, apontam que um brasileiro, residente em Oiapoque, seria o principal fornecedor das drogas sintéticas em festas que ele mesmo promove no município, na fronteira a 590 km de Macapá. Alguns desses eventos ocorrem em casas noturnas e também em locais clandestinos.
Segundo a PF, as drogas sintéticas chegam em território nacional em pequenas embarcações. A ação busca levantar provas e identificar outros participantes em outros municípios do Amapá.

Agente federal da Delegacia de Repressão a Entorpecentes vasculha carro de investigado. Fotos: Ascom/PF
Os envolvidos no esquema podem responder por tráfico internacional de drogas, crime com pena máxima prevista de 25 anos de reclusão.