Começou a ser montado na última segunda-feira (9) o primeiro tomógrafo da rede municipal de Laranjal do Jari, no Sul do Amapá. O equipamento de exame por imagem, que é fundamental para diagnóstico de doenças pulmonares graves como a covid-19, foi comprado com recursos indicados pelo senador Davi Alcolumbre (DEM).
No total, o equipamento custou R$ 1,2 milhão liberados pelo Ministério da Saúde, após pedido do parlamentar, e irá atender todo o chamado Vale do Jari, que inclui os municípios de Laranjal e Vitória do Jari, onde moram cerca de 70 mil pessoas.
O tomógrafo deve entrar em funcionamento ainda neste mês. Por enquanto, para conseguir o exame, ainda é necessário percorrer 285 km até a capital, Macapá.
“É um tomógrafo de última geração, que será instalado no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) aqui, em Laranjal. É um sonho realizado”, comentou o prefeito Márcio Serrão.
“Enquanto a gente avança na vacinação, a gente celebra essa conquista inédita para a rede municipal de saúde de Laranjal, que vai beneficiar todo o Vale do Jari. Antes também conseguimos articular recursos para aquisição de um tomógrafo em Pedra Branca, porque é preciso investir em tecnologia moderna e medicina de ponta”, resumiu Davi.