Organização lucrou 15 milhões com venda de diplomas falsos da UEAP, diz polícia

Investigadores cumprem 3 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em Macapá.
Compartilhamentos

A Polícia Civil do Amapá cumpre, na manhã dessa quinta-feira (4), 3 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em Macapá contra um suposto grupo criminoso que teria lucrado mais R$ 15 milhões com a falsificação e venda de diplomas irregulares na Universidade Estadual do Amapá (UEAP) durante os últimos 7 anos.

A investigação é da Divisão Especial de Combate à Corrupção (DECOR), que batizou a ação policial de Operação Graduatio.

Segundo a polícia, o grupo criminoso instalado dentro da universidade foi responsável por falsificações de diplomas, registros de diplomas irregulares e desvio de taxas cobradas pela instituição.

A investigação aponta que, em 7 anos, a suposta quadrilha criou várias instituições privadas de ensino com o objetivo angariar pessoas interessadas na compra de diplomas falsos.

Durante o cumprimento dos mandados de busca…

.. foram achadas munições, coleção de relógios de luxo…

… moto…

… carros caros

Mandados foram cumpridos em residenciais de alto padrão

Cerca de 70 Policiais Civis participam da operação, cujos alvos são empresas, empresários e servidores públicos investigados por suposta participação na organização criminosa responsável pelas falsificações e desvio de valores da UEAP.

Uma coletiva de imprensa foi marcada pela polícia, às 10h, com os delegados geral Uberlândio Gomes e José Manoel Pacheco, titular da Divisão Especial de Combate à Corrupção (DECOR)

O que diz a UEAP

A UEAP emitiu nota sobre a operação. Leia na íntegra:

Acerca do mandado de busca e apreensão cumprido na manhã de hoje, 04/11/2021, nas dependências da UEAP e em outros locais, importante frisar que os fatos em apuração, em tese criminosos, foram comunicados à Polícia Civil, ao Ministério Público Estadual e ao Ministérios Público Federal pela própria UEAP, tudo devidamente documentado, ensejando o início das investigações. A comunicação dos fatos aos órgãos encarregados pela persecução penal foi viabilizada após o trabalho de auditoria interna da UEAP, formalmente constituída por portaria, para a apuração dos procedimentos de registros de diplomas externos. Dessa maneira, as portas da Universidade Estadual estarão sempre abertas para que quaisquer autoridades públicas solicitem documentos ou realizem fiscalizações.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!