Por OLHO DE BOTO
O comerciante Dário Carlos da Conceição, de 73 anos, foi morto com 5 facadas ao ter sua frutaria arrombada por um jovem ladrão. O acusado foi preso em flagrante nas proximidades. O corpo da vítima foi encontrado pela PM em meio a uma poça de sangue.
Em depoimento, Widerlan dos Santos Barbosa, de 18 anos, assumiu a autoria do crime e ainda confirmou ao delegado Júlio César Darques, plantonista do Ciosp do Pacoval, que o objetivo dele era furtar, mas o comerciante apareceu e foi atacado com 4 facadas nas costas e uma no pescoço, conforme constatou a Polícia Científica.
O latrocínio aconteceu na noite desta segunda-feira (13), dentro do estabelecimento comercial da vítima, localizado na Rua Claudomiro de Moraes, no Bairro Buritizal, zona sul de Macapá, onde os peritos encontraram uma faca, tipo peixeira, com vestígios de sangue dentro de uma gaveta que estava aberta.
Vizinhos disseram que a frutaria já estava fechada com uma grade de ferro quando passaram a ouvir os gritos da vítima, por volta de 20h. Em seguida, Widerlan foi visto deixando a cena do crime, levando consigo uma quantia em dinheiro.
A PM foi chamada e chegou rapidamente ao local, momento em que o criminoso tentou fugir pulando quintais, mas foi cercado e capturado por uma equipe do 1º Batalhão da Polícia Militar.
Com o assaltante, os policiais encontraram R$ 302. Algumas células ainda estavam manchadas com o sangue do comerciante.
Ao ser apresentado no Ciosp, Widerlan, aos prantos, tentou justificar que quis cometer o furto porque era usuário de crack e porque “era humilhado” pela vítima durante o serviço para o qual havia sido contratado. Veja:
Segundo o delegado Darques, Widerlan admitiu que havia sido contratado pela vítima pra fazer pequenos serviços no estabelecimento, como carregar cachos de banana e caixas de frutas e grãos. A movimentação no estabelecimento teria chamado a atenção do acusado, que começou a planejar o furto.
“Ele rompeu a grade do estabelecimento com a intenção de levar o dinheiro do caixa, mas acabou sendo flagrado pela vítima, foi então que esfaqueou a vítima e fugiu. O investigado estava lúcido, nos relatou tudo o que aconteceu e não notamos, nele, nenhum arrependimento”, relatou o delegado.
Netinho, como o criminoso é conhecido, é reincidente. Ele foi autuado por latrocínio, que é o roubo seguido de morte, e ainda hoje será encaminhado para audiência de custódia.