O Governo do Amapá anunciou para a próxima segunda-feira (27) a entrega e ativação da Maternidade Bem Nascer, localizada na zona norte de Macapá, no Bairro Renascer.
A solenidade de entrega está marcada para as 16h, contudo, pela manhã o governador Waldez Góes e gestores de saúde e infraestrutura acompanharão a imprensa numa visita monitorada.
Segundo o estado, a Maternidade Bem Nascer Drª Euclélia Américo irá ampliar em 60% a rede de saúde obstétrica e neonatal no Amapá.
O investimento na requalificação da unidade, com a construção de centros cirúrgicos, unidades de terapia intensiva (UTI) e outras adequações fundamentais foi de R$ 2,6 milhões.
A nova maternidade terá capacidade para realizar mensalmente 620 partos entre normais e cesáreas, além de 1.200 atendimentos entre urgência e emergência obstétrica.
A nova unidade também terá capacidade para 3.500 atendimentos para triagem neonatal, que consistem em testes do pezinho, orelhinha, coração, olhos e linguinha, e outros 6.000 exames de análises clínicas, além de serviços de nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia e enfermagem.
Para atender toda a demanda, o local contou, ainda, com a contratação de 416 profissionais de saúde e 200 trabalhadores para atuarem na área de apoio.
Uma Organização Social de Saúde (OSS) foi contratada pelo governo para gerenciar a nova unidade.