Por ANDRÉ SILVA
Vereadores de Macapá aprovaram requerimento solicitando mudança na velocidade máxima permitida nos radares da capital. A mudança, segundo o entendimento dos parlamentares, dará mais fluidez ao trânsito. A Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) recebeu o requerimento e adiantou que a mudança pode ser feita.
O requerimento é de autoria do vereador André Lima (REDE) e foi aprovado na última quarta-feira (2) na Câmara Municipal de Macapá. De acordo com o parlamentar, a mudança na velocidade máxima de 50 para 60 quilômetros por hora, não trará prejuízos à segurança.
Outro ponto sugerido por Lima diz respeito à sinalização dos locais onde ficam os radares. Segundo o vereador, em alguns pontos o motorista é pego de surpresa.
“Solicitamos também que melhorem a sinalização para que as pessoas possam visualizar melhor que aquela via que é controlada por radares e não seja uma situação onde os motoristas se deparem em cima daquele controlador”, defendeu o vereador.
O diretor de transportes da CTMac, Andrei Rêgo explicou que a solicitação pode ser atendida mediante estudo minucioso no sistema de monitoramento, o que já está sendo feito a partir desta semana. Segundo ele, todos os radares foram instalados em pontos estratégicos da cidade onde, em alguns deles inclusive, já aconteceram muitos acidentes.
O gestor disse ainda que os radares já são ajustados com um limite de tolerância de velocidade de 7 quilômetros, acima da máxima permitida e que muitos motoristas foram multados desde que os radares passaram a funcionar porque passaram do limite de tolerância.
“Há sim a possibilidade do atendimento da Câmara de Vereadores. Nós já estamos fazendo estudo para fazer essa transformação, que aconteceria daqui a um mês aproximadamente. Porque teria que ser feita a mudança em todos os equipamentos para que daqui a um mês a gente inicie de forma provisória essa velocidade máxima permitida em 60 quilômetros, evitando assim que esses condutores imprudentes percam sua carteira por excesso de notificação”, esclareceu o diretor.
Os 17 radares de velocidade passaram a funcionar em março deste ano com emissão de multas para veículos que ultrapassarem a velocidade máxima permitida de 50 quilômetros por hora. As multas que variam de infração média à gravíssima tem o valor inicial de R$ 130,16 e podem chegar a até R$ 880,41.