A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos, como é conhecida popularmente a doença monkeypox.
Após cinco notificações de casos suspeitos, o Estado recebeu diagnóstico positivo do Instituto Evandro Chagas, sediado em Belém (PA).
Trata-se de um homem de 32 anos, com registro de viagem para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, entre os dias 12 e 24 de agosto. O caso foi notificado na última sexta-feira, 31 de agosto, após o paciente procurar atendimento em Unidade de Saúde de Macapá.
O paciente apresentou sintomas compatíveis e vínculo epidemiológico, após ter informado contato com possível caso durante a viagem ao Rio de Janeiro, sendo, portanto, um caso importado.
O quadro de saúde do paciente é considerado estável. Ele se encontra em isolamento domiciliar e os contatos estão sendo monitorados.
Atualmente, o Amapá possui 5 notificações oficiais de casos suspeitos, duas descartadas, duas em análise laboratorial e, agora, um caso confirmado.