Por SELES NAFES
Depois de um debate intenso no processo, o ex-deputado federal e empresário Valdenor Guedes (Avante) conseguiu a liberação de sua candidatura ao Senado. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) entendeu que o período de suspensão dos direitos político dele já foi encerrado.
A justiça eleitoral tinha julgado como “não prestadas” as contas de campanha de Valdenor a deputado federal, em 2010, ano em que ele não foi eleito. Por conta disso, O Ministério Público Eleitoral havia se manifestado contra o registro da candidatura ao Senado.
Ao analisar o processo, o relator Orlando Vasconcelos concluiu que o período de punição já se encerrou.
“Considerando que as contas julgadas não prestadas do requerente são referentes às Eleições Gerais de 2010, tendo o período até o qual seria impedido de receber quitação eleitoral encerrado no início de 2015, e que, ainda que tardiamente, foram apresentadas as contas omissas, não resta senão reconhecer a regularidade da situação da condição de elegibilidade”, observou.
Valdenor Guedes tem 68 anos, é casado, professor, químico, empresário e pastor evangélico. É natural de Macapá. Entre 1991 e 2006 cumpriu três mandatos consecutivos de deputado federal, mas desde então não venceu mais nenhuma eleição apesar de ter concorrido em outros três pleitos.