Por RODRIGO ÍNDIO
Trabalhadores da empresa Unamgen Mineração e Metalúrgica S/A estiveram no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Macapá, na manhã desta sexta-feira (23), para denunciar que vários servidores estão passando por necessidades com suas famílias devido à falta de pagamento dos salários e benefícios.
A empresa é responsável pela exploração de minério de ferro na região do Rio Vila Nova, em Mazagão, com entrada pelo Cupuxi, distrito do município de Porto Grande, a 100 km de Macapá.
Os trabalhadores de usina, mina e transporte, são de Macapá e Santana. Segundo a comissão formada por representantes deles, os salários estão indo para o terceiro mês de atraso. O mesmo acontece com o vale alimentação, férias, rescisões e FGTS. Para piorar ainda mais, o plano de saúde de todos foi cancelado há 8 meses.
Os trabalhadores buscam uma resposta sobre os direitos trabalhistas e também sobre situação atual da empresa, que não dialoga com a categoria. Ao todo, restaram 81 servidores de 298. Um deles é Levino Ribeiro, de 48 anos.
“A empresa não cumpri com seus deveres. Estamos atrás de nossos direitos. Queremos que o MP salve a gente. Estamos numa situação braba. Estão brincando com nossos direitos. Estamos passando necessidade, tem gente que não tem o que comer dentro de casa”, desabafou o trabalhador.
A reportagem tenta contato com representantes da empresa.