Por SELES NAFES
O professor, químico e pastor evangélico, Valdenor Guedes (Avante), revelou nesta terça-feira (20) a jornada sofrida de três anos para vencer o câncer, e que essa luta o inspirou para se candidatar ao Senado.
Ex-deputado federal por três mandatos, ele abriu a rodada de entrevistas com os candidatos ao Senado da Central das Eleições e Portal SelesNafes.Com, programa exibido na rádio Tarumã FM. Ontem, a candidata do MDB, Rayssa Furlan, recusou o convite para participar da sabatina.
Valdenor falou da experiência pessoal na luta contra o câncer, doença que levou um dos rins e deixou outro comprometido.
Segundo ele, 70% dos brasileiros possuem como “plano de saúde” o SUS, cuja a tabela de honorários e procedimentos precisa ser atualizada para compensar hospitais públicos e profissionais, melhorando o atendimento à população.
“Eu senti na pele o que é morar numa pensão, sem a menor estrutura e abandonado pelo meu estado. (…) Vamos trabalhar em Brasília porque já deveríamos ter no Amapá um Hospital do Câncer. A pessoa sai daqui para receber R$ 560,00 (de auxílio mensal) e isso demora pra sair”, comentou.
Valdenor disse que poderia estar atuando profissionalmente em outros cantos do país, mas escolheu permanecer no Amapá.
“Sou especialista em meio ambiente, entendo de energia, estudei nos Estados Unidos. Tenho um currículo abençoado. Conheço todo o solo do meu estado. Não sou de esquerda, direita e nem centro. Meu partido é o Estado do Amapá. Por isso quero uma oportunidade de trabalhar pelo meu povo”, acrescentou.
Nesta quarta-feira (21), o entrevistado será o candidato João Capiberibe (PSB).