Por SELES NAFES
Um tremor de terra assustou moradores da cidade de Oiapoque, a 590 km de Macapá, na tarde desta sexta-feira (8). Não há relatos de feridos ou danos, mas famílias ficaram apavoradas, especialmente pelo barulho que se ouviu por todo o município.
O tremor de terra começou por volta das 17h, e durou cerca de 10 segundos. Oiapoque tem poucos prédios com dois ou três pavimentos e alguns moradores tiveram que descer assustados.
“Eu escutei um estrondo bem grande e balançou todo o meu prédio, e eu pensei que não poderia ser uma carreta. E eu saí rápido. Foi um barulho ensurdecedor”, lembra o jornalista Humberto Baía, que mora num prédio residencial no Bairro da Fazendinha, próximo da BR-156.
“Não vi nada. Então imediatamente eu senti que realmente tinha acontecido um tremor de terra e bem violento que sacudiu muito e o barulho foi assustador”, acrescentou.
O Iepa não registrou a ocorrência, mas a Defesa Civil do Município confirmou o abalo.
“Uma pessoa postou em um grupo uma rachadura num prédio, mas ainda ontem saímos pela cidade para checar possíveis danos e não conseguimos localizar essa pessoa e nem outro local com rachaduras”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Oiapoque, Leno Farias.
Este foi o terceiro tremor de terra em Oiapoque nos últimos 15 anos. O último, em 2015, foi o mais forte, segundo a Defesa Civil.
“Confirmamos ontem que o terremoto na verdade ocorreu na Venezuela, e foi sentido em Roraima e na costa norte do Brasil, neste caso aqui em Oiapoque”, explicou o coordenador.