Por ANDRÉ SILVA
A Avenida Deuclides Franco Mont’alverne, localizada no Bairro Novo Horizonte, na zona norte de Macapá, voltou a virar uma lixeira viciada. O local já havia sido limpo pela prefeitura da capital quase três meses depois de o Portal SelesNafes.Com retratar a situação, em abril.
O quarteirão, que fica localizado atrás de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), está novamente tomada pelo lixo. Não há tráfego de veículos e o de pessoas também. Lá, é possível encontrar de tudo: pneus velhos, garrafas, caroços de açaí e até bagaço de cana.
A microempresária Francijane Martins, de 29 anos, tem uma academia na esquina do local. Ela explicou que a situação piora quando os criminosos ateiam fogo no lixo.
“Sempre teve esse lixo aí. No começo, eles jogavam pouco lixo, mas agora, chegou a fechar a rua. Eles tacam fogo aí e fica ‘fumaçando’ direto. Meu filho, que tem problemas respiratórios, é o que mais sofre”, reclamou a empresária.
Um transeunte que passava pelo local também fez sua queixa.
“Não entendo como uma coisa dessa fica tanto tempo assim, sem ninguém fazer nada. Não sei pra que a gente paga imposto. Mas também têm aquelas pessoas que são muito porcas. São elas que jogam lixo aí. Vem gente de longe, mas a maioria é gente de perto mesmo”, denunciou.
Limpeza
O secretário Helson Freitas, da Zeladoria Urbana de Macapá, explicou que a pasta tem eliminado lixeiras viciadas em toda cidade e que há programação de limpeza no local para a próxima semana.