Por ANDRÉ ZUMBI
Beneficiários do Auxílio Brasil (Bolsa Família) têm até o dia 30 de janeiro para fazer o agendamento da segunda pesagem de 2022. Nesta mesma data inicia o período para a primeira pesagem de 2023 e prossegue até o mês de junho. O procedimento é feito duas vezes no ano.
Os agendamentos para a segunda pesagem de 2022 estão sendo feitos nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.
O peso do beneficiário é atualizado duas vezes ao ano e a aferição é obrigatória para crianças de 0 a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos.
Já a atualização do Cadastro Único (CADunico) ocorre a cada dois anos – isto caso não haja nenhuma mudança do usuário quanto a escola, endereço ou qualquer outro dado. Se houver necessidade, o beneficiário deve procurar a Casa Bolsa ou qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para fazer a atualização.
A coordenadora da Casa do Bolsa em Macapá, Eliane Teixeira, explicou que toda pendência que precisar ser resolvida pelo usuário é informada pelo sistema do Governo Federal. Ela pontua que é importante observar que a atualização do cadastro é feita no mês que o usuário entrou no sistema.
“A gente está sempre mantendo a população informada. E todo aviso que vier no extrato do beneficiário, ele deve procurar a casa do bolsa ou os CRAS pra esclarecer as dúvidas”, orientou a coordenadora.
O autônomo Delcy Junior, de 38 anos, levou a filha para aferir o peso e a altura, a primeira vez este ano. Ele disse que recebeu uma mensagem no aplicativo, que solicitava a atualização dos dados da filha dele.
“A gente precisa fazer esse cadastro se não a gente perde esse direito. Essa renda ajuda muito. Assim que apareceu a mensagem procurei logo me informar”, afirmou o autônomo.
O agendamento para a segunda pesagem de 2022 pode ser feito nas UBS’S de Macapá a partir de 8h.