Deputado propõe que tratores e aviões apreendidos não sejam mais destruídos

Dorinaldo Malafaia apresentou dois projetos de lei que modificam a atual legislação e autorizam a incorporação dos bens ao patrimônio de fiscalização. Foto: PF / Divulgação
Compartilhamentos

Da Redação

A Câmara dos Deputados analisa dois projetos de lei que preveem que aviões, tratores, embarcações, caminhões e outros equipamentos apreendidos em crimes ambientais sejam usados no trabalho de fiscalização. As duas propostas foram apresentadas pelo deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), que é contra a destruição, conforme prevê a legislação atual.

A ideia do parlamentar é que os bens sejam incorporados ao patrimônio dos órgãos de fiscalização. Para isso, ele apresentou os projetos de lei 809 (que prevê a apreensão em qualquer tipo de crime ambiental) e o 810 (que permite ao Sistema Nacional de Meio Ambiente a incorporação dos bens).

Só em caso de custo inviável do transporte é que o maquinário será destruído no local. Em 2021, durante operação da PF na reserva Yanomami (RR) em agosto de 2021, a Polícia Federal apreendeu 111 aviões, e 22 foram destruídos (foto acima)

Deputado Dorinaldo Malafaia:

“O objetivo é aumentar a punição aos infratores ambientais e também podemos aumentar a prevenção sobre esses crimes”, explicou o deputado do Amapá.     

As propostas serão discutidas nas comissões permanentes da Câmara. A expectativa é de que sigam para o plenário ainda neste ano. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!