Por JONHWENE SILVA, de Santana
Desde o dia 22 e agosto, os candidatos que concorrem às vagas vagas de Conselheiro Tutelar do município de Santana, a 17 km de Macapá, estão com a campanha a todo vapor. Eles têm até 30 de setembro para buscar votos e expor suas atribuições para a função que combate os crimes contra a criança e os adolescentes.
Após a primeira fase de análise documental e em seguida a prova de conhecimentos específicos, são 27 candidatos aptos a realizar a campanha. Em Santana, 5 deles serão eleitos e outros 5 suplentes, para o cargo que tem a função de receber e averiguar denúncias de violações, ameaças dos direitos da criança e dos adolescentes.
A comissão eleitoral, responsável por organizar o processo, informou que já tem recebido denúncias de possíveis abusos e infrações cometidas pelos candidatos e que já está apurando as mesmas.
Durante a campanha é vedado oferecer benefício, valores em espécie que possam induzir ao voto. Além disso, são proibidas, divulgação de banner nas ruas, outdoor, letreiro, no rádio e na tv.
A eleição ocorre no dia 1° de outubro e, segundo Israel Monteiro, membro da comissão eleitoral, neste dia será realizada a fiscalização para combater o transporte de eleitores.
“É uma eleição como qualquer outra e já recebemos denúncias, que estão sendo apuradas. Importante destacar que existem regras a serem cumpridas e no caso descumprimento, as penas serão aplicadas. O transporte de eleitores, por exemplo, é uma conduta vedada e que será fiscalizada”, finalizou Israel.