Por IAGO FONSECA
Empreendedores de miniboxes, mercantis e outros setores de alimentos do Amapá podem adquirir até R$ 50 mil em empréstimo empresarial no Amapá. A linha de crédito ‘Credbox’, da Agência de Fomento do Amapá (Afap), foi lançada na manhã desta sexta-feira (17), no Palácio do Setentrião. O programa conta com investimento de R$ 5 milhões indicados pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido).
A linha de crédito permite que as empresas utilizem o valor financiado para capital de giro, investimento fixo ou misto, com juros de 1,5%, com carência de 120 a 180 dias para pagar a primeira parcela, a depender da modalidade escolhida.
Em busca de ‘um gás’ no seu negócio, o comerciante Gesiel Souza, de 48 anos, acompanhou a apresentação da linha de crédito. Com um estabelecimento no Bairro Goiabal, zona oeste de Macapá, ele contou que o empréstimo será uma ‘alavanca’.
“Vamos conseguir esse empréstimo se Deus quiser, veio no momento certo, estávamos quase falidos. Vamos comprar o que der de mercadoria, é o que chama a clientela”, declarou Gesiel.
Além da compra de mercadorias, Gesiel também revelou que sua esposa Paola também planeja abrir um restaurante com o valor do empréstimo.
“Podemos voltar a sonhar com nosso comércio bem sortido. Nós dois vamos tentar o investimento, com o aumento do negócio também queremos chamar (empregar) mais pessoas pra dar conta”, concluiu o comerciante.
O recurso é voltado a microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno e médio porte de alimentos in natura, como açougues, padarias, distribuidoras e atacarejos. Além de mercadorias, o valor poderá ser utilizado para aquisição de equipamentos, mobiliário e ampliação dos empreendimentos.
Para Eduardo Braz, diretor da Afap. O financiamento é uma forma de recuperar empresas que foram prejudicadas pela pandemia e o apagão de 2020, com um crédito simplificado e organizado de acordo com o perfil da empresa.
“A Afap tem uma relação de característica diferente de bancos. Orientamos sobre a melhor forma que o indivíduo pode usar o recurso, a melhor forma de para se enquadrar em um financiamento, para ter acesso ao melhor segmento” explicou o diretor.
“Esse pessoal que não tinha tido acesso ao financiamento nos últimos anos volta a ter a possibilidade de acesso ao crédito. É um setor que mobiliza 11% da economia amapaense segundo o PIB do Amapá de 2020. São 20 mil empregos diretos”, afirmou o senador.
“Esse crédito reconhece o papel de um segmento que é um dos mais importantes da nossa economia, faz parte da nossa cultura econômica. Os miniboxes têm uma presença muito forte em nossas vidas”, avaliou o governador Clécio Luís.
Para solicitar o crédito e avaliação, os empreendedores devem procurar a Agência de Fomento do Amapá (Afap), no Centro Comercial de Macapá, com documentos da empresa, como certidões negativas, comprovante do CNPJ e endereço.