Por RODRIGO DIAS
Cerca de 160 toneladas de lixo e entulho foram removidas da Rua Ariosvaldo Coelho Caxias, no Bairro Cidade Nova 1, na zona leste da capital, que estava intransitável há mais de um mês, segundo a Zeladoria Urbana.
O portal SelesNafes.com esteve no local há duas semanas. Moradores relataram que o lixão a céu aberto surgiu após a Prefeitura de Macapá realizar serviços de pavimentação na área e a Companhia de Saneamento do Amapá (CSA) quebrar o asfalto para instalar encanamentos e hidrômetros, o que revoltou os moradores. Em sinal de protesto, eles começaram a depositar o lixo como forma de impedir o prosseguimento das obras de saneamento.
O acúmulo de restos de material orgânico, pneus velhos, móveis, telhas e madeira resultou na proliferação de ratos e insetos, causando sérios problemas de higiene. Alguns empreendedores tiveram dificuldades para trabalhar com a venda de churrasquinho e açaí.
Dona Maria Santos, moradora há 27 anos, reclamou na primeira reportagem, mas agora está mais aliviada. “Fizeram o lixão bem na frente da minha casa e não me respeitavam. Estava uma imundice. Agora ficou melhor, graças a Deus. Ficou só lama, mas é melhor lama do que fedor na nossa cara”, disse a idosa.
O trabalho de limpeza começou na quarta-feira (12) e terminou nesta quinta-feira (13). A Zeladoria Urbana de Macapá alertou a população para evitar esse tipo de ocorrência. O secretário Elson Roberto comentou sobre o assunto: