Moradores de área de ponte afirmam estar sem energia elétrica há uma semana

Fiações caídas apresentam perigo em área de ressaca da zona sul de Macapá.
Compartilhamentos

Por IAGO FONSECA

Um cabo de energia rompido em um poste de madeira pode ter deixado pelo menos 20 casas sem energia na Passagem 13 de Setembro, no Bairro Novo Buritizal, zona sul de Macapá. Segundo moradores, há uma semana o fornecimento de energia elétrica tem oscilado e, por vezes, sido interrompido.

A passagem está situada em uma área de ressaca entre a Avenida 13 de Setembro e a Rua Minas Gerais. Logo na entrada, é possível observar que os postes de madeira possuem uma grande quantidade de cabos e fios, tanto de energia quanto de telefonia, muitos deles já cedidos, ao alcance das pessoas.

A diarista e estudante Dinalva Monteiro contou que realizou diversas ligações para a CEA Equatorial para solucionar o problema usando o número de Unidade Consumidora de uma vizinha, já que as residências na ponte não possuem contadores ou matrículas com a distribuidora.

Passagem 13 de Setembro

Poste de madeira tombado sobre outro de concreto

Poste dentro da passarela que os moradores afirmam que precisa de intervenção. Fotos: Iago Fonseca

Cabos no alcance das pessoas

“Eles (Equatorial) vieram resolver, mas só na casa da minha vizinha que emprestou o código para a gente, aqui não vieram consertar. Sem energia eu também fiquei sem água, não dá para ligar a central nem a bomba. Hoje eu não fui trabalhar por conta disso, para ver se a gente dá um jeito de fazer virem aqui fazer essa ligação, mas é muito complicado”, revelou Dinalva.

Devido à falta do serviço essencial, os moradores organizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (14) e fecharam a avenida. De acordo com o autônomo conhecido como “Di Belém”, o problema começou na tarde da sexta-feira passada (7), devido à quebra de um dos cabos que distribuem a energia. Por isso, algumas casas ainda têm “uma fase” de energia.

Dinalva explicou que a empresa distribuidora iniciou os cadastros das famílias para colocar postes adequados com o sistema SMC (leitura de consumo remota), mas os serviços de troca dos postes de madeira ainda não foram iniciados.

Dinalva: “Sem energia, eu também fiquei sem água, não dá para ligar a central nem a bomba”

Postes novos instalados na Avenida 13 de setembro ainda sem fiação

Emaranhado de fios elétricos em poste dentro da passagem

“Não podem cobrar da gente algo que ainda não deram. Se eles colocarem o posteamento novo, fazendo a instalação toda, a gente vai pagar. Ainda não ajeitaram nada, não trocaram os postes, alguns estão tombados aí, quase caindo. Agora, para eu não faltar na faculdade, nem meus filhos, estamos indo à casa da minha sogra tomar banho, fazer o asseio, é tudo muito complicado para a gente que trabalha”, finalizou Dinalva.

O grupo de moradores está organizando outro protesto para a noite desta sexta-feira. Para o Portal SelesNafes.Com, a CEA Equatorial informou que está em contato com os moradores afetados e que avalia a ocorrência junto com os técnicos. Uma nota será divulgada em breve.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!