Da REDAÇÃO
Policiais federais no Amapá deflagraram uma operação ontem à noite (25) que resultou na prisão de um ex-candidato a prefeito de Oiapoque, cidade a 590 km de Macapá. O suspeito, cuja identidade não foi divulgada oficialmente, foi detido sob acusações de participação em atividades de garimpo ilegal e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
A prisão ocorreu no distrito de Vila Velha do Cassiporé, uma região marcada pelo aumento recente de atividades ilícitas ligadas ao garimpo, segundo a PF.
As investigações tiveram início após denúncias recebidas pela PF, que apontavam a crescente prática de mineração ilegal na área. Atendendo ao chamado, agentes foram enviados ao local para verificar a situação e, ao chegar, se depararam com um garimpo ilegal em pleno funcionamento.
Durante a abordagem, todos os trabalhadores apontaram o ex-candidato como um dos sócios do garimpo, além de confirmarem que ele era o proprietário da arma e das munições encontradas no local.
Detido em flagrante, o suspeito foi conduzido à sede da Polícia Federal, onde foram formalizadas as acusações. Posteriormente, ele foi encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), onde permanecerá à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.
Segundo informações da PF, o suspeito poderá responder por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e por usurpação de bens da União. Caso seja condenado, o ex-candidato pode enfrentar uma pena de até 10 anos de reclusão, além de multa.