Por OLHO DE BOTO
Uma abordagem do Batalhão de Policiamento Rodoviário – BPRE a um carro que trafegava sem a placa traseira resultou na apreensão de drogas e dinheiro, que a polícia acredita ser da arrecadação do crime organizado. O flagrante aconteceu na tarde desta segunda-feira (14), na Rua José Maria Silva, zona norte de Macapá.
Os militares do Tático Operacional Rodoviário (TOR) estavam patrulhamento quando foram informados sobre a troca de tiros entre dois assaltantes e seguranças de um carro-forte, fato ocorrido pela manhã, no centro da cidade.
A informação era de que um dos criminosos havia fugido em um carro branco, foi quando os policiais se depararam com um Siena, sem uma das placas e seguindo na mesma direção da viatura.
Feita a aproximação, os militares notaram que o passageiro levava consigo uma mochila suspeita sobre as coxas. Os policiais então decidiram abordá-los.
Os dois ocupantes do veículo foram identificados como Ricardo Daniel Barbosa de Almeida Sobrinho, que dirigia o carro, e Igor Rodrigues Oliveira, passageiro, que que já possui antecedentes criminais por roubo.
A mochila preta estava trancada com cadeado. Ao ter acesso ao interior dela, os policiais encontraram quase R$ 20 mil em espécie, com pacotes identificados nominalmente e em códigos, além de uma balança de precisão, 1,5 kg de maconha, e 120 gramas de crack.
A suspeita é de que o dinheiro apreendido seja parte da “caixinha” de arrecadação da facção – são contribuições mensais que cada membro criminoso é obrigado a dar para manter ativas as ações inorganizadas. O dinheiro é usado, entre outras finalidades, para aquisição de armas, comércio de drogas, e até defesa jurídica de faccionados quando são presos ou enfrentam processos.