Com queimaduras, animais resgatados de incêndio são levados para reabilitação

Capivara e tamanduá foram salvos pelo Corpo de Bombeiros em área de vegetação na Região Metropolitana de Macapá atingida por um incêndio.
Compartilhamentos

Por JONHWENE SILVA

Os dois animais resgatados pelo Corpo de Bombeiros durante um incêndio nas margens da rodovia AP-440, que conecta Macapá ao município de Mazagão, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, em Macapá.

Um tamanduá e um filhote de capivara receberam atendimento especializado e deverão ser devolvidos à natureza após o período de recuperação.

Durante o combate às chamas, os bombeiros encontraram os animais assustados, tentando escapar do fogo e da fumaça. O tamanduá apresentava queimaduras de segundo grau, enquanto o filhote de capivara tinha as patas gravemente queimadas e apresentava sangramentos.

Além do filhote de capivara …

… um tamanduá teve que receber atendimento especializado

“Os dois animais vão receber todo o atendimento que o Cetas oferece. Terão acompanhamento de veterinários e biólogos, além de cuidadores experientes nesse tipo de recuperação. Após o período de reabilitação, vamos escolher um dos 18 locais de soltura para que possam ser reinseridos na natureza”, explicou Bernardino Nogueira, superintendente do Ibama no Amapá. 

O cabo do Corpo de Bombeiros, Ronival Virgolino, que atendeu a ocorrência, destacou as dificuldades enfrentadas devido aos inúmeros focos de incêndio e alertou sobre o impacto das queimadas.

Após o período de recuperação, animais deverão ser devolvidos à natureza. Fotos: Divulgação/CBM

“Nessa ocorrência, onde resgatamos os animais queimados, enfrentamos muitas dificuldades. Em outras situações, já encontramos animais mortos, e alguns fogem. Alertamos a população: não façam queimadas. Estamos no período de seca, e isso traz consequências irreparáveis”, finalizou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!