Por JONHWENE SILVA
Os dois animais resgatados pelo Corpo de Bombeiros durante um incêndio nas margens da rodovia AP-440, que conecta Macapá ao município de Mazagão, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, em Macapá.
Um tamanduá e um filhote de capivara receberam atendimento especializado e deverão ser devolvidos à natureza após o período de recuperação.
Durante o combate às chamas, os bombeiros encontraram os animais assustados, tentando escapar do fogo e da fumaça. O tamanduá apresentava queimaduras de segundo grau, enquanto o filhote de capivara tinha as patas gravemente queimadas e apresentava sangramentos.

Além do filhote de capivara …

… um tamanduá teve que receber atendimento especializado
“Os dois animais vão receber todo o atendimento que o Cetas oferece. Terão acompanhamento de veterinários e biólogos, além de cuidadores experientes nesse tipo de recuperação. Após o período de reabilitação, vamos escolher um dos 18 locais de soltura para que possam ser reinseridos na natureza”, explicou Bernardino Nogueira, superintendente do Ibama no Amapá.
O cabo do Corpo de Bombeiros, Ronival Virgolino, que atendeu a ocorrência, destacou as dificuldades enfrentadas devido aos inúmeros focos de incêndio e alertou sobre o impacto das queimadas.

Após o período de recuperação, animais deverão ser devolvidos à natureza. Fotos: Divulgação/CBM
“Nessa ocorrência, onde resgatamos os animais queimados, enfrentamos muitas dificuldades. Em outras situações, já encontramos animais mortos, e alguns fogem. Alertamos a população: não façam queimadas. Estamos no período de seca, e isso traz consequências irreparáveis”, finalizou.