Da REDAÇÃO
O governador do Amapá, Clécio Luís, e o presidente em exercício da Coletividade Territorial da Guiana Francesa (CTG), Jean-Paul Fereira, formalizaram uma parceria histórica ao assinarem uma declaração de intenções para a participação conjunta dos dois territórios na COP30, que ocorrerá este ano em Belém, no Pará.
Durante a assinatura, foram traçadas estratégias bilaterais para apresentar propostas unificadas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que, pela primeira vez, será realizada na Amazônia.
A iniciativa busca reforçar a colaboração entre o Amapá e a Guiana Francesa, destacando a importância da região na preservação ambiental e no combate às mudanças climáticas.
O governador Clécio Luís enfatizou o impacto positivo da parceria: “Assinar um protocolo de intenções, dizendo que vamos chegar na COP mais importante, que é a COP da Amazônia, juntos, fortalece essa amizade, fortalece essa relação, mas, para além disso, nós vamos chegar lá muito forte.”
Jean-Paul Fereira também destacou a importância da união entre os dois territórios para enfrentar os desafios globais.
“Devemos trabalhar de mãos dadas, especialmente no contexto da preparação para a COP30. Isso significa que precisamos que esses dois povos caminhem juntos, mas também que obtenham avanços no enfrentamento dos desafios necessários para que essa união seja possível.”
Com a COP30 marcada para Belém, os estados amazônicos e territórios vizinhos terão uma oportunidade única de se posicionarem no debate global sobre sustentabilidade, biodiversidade e mudanças climáticas. O Amapá e a Guiana Francesa, reconhecidos por suas vastas áreas preservadas, pretendem apresentar ações concretas e exemplares de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.