Por SELES NAFES
O vereador Pedro DaLua (União) foi eleito nesta quarta-feira (1º) o presidente da Câmara Municipal de Macapá para os próximos dois anos. A eleição da mesa diretora, realizada logo após a posse dos eleitos, foi marcada por reviravoltas, incluindo mudanças de posicionamento e a desistência da chapa adversária liderada por João Mendonça (PRD).
A votação foi aberta, com os vereadores se dirigindo à tribuna para declarar seus votos. Durante o processo, ocorreram mudanças de apoio. Um exemplo foi a vereadora Luanny Favacho (MDB) que era candidata a vice na chapa de João Mendonça e votou em Pedro DaLua. Esse gesto escancarou o enfraquecimento da candidatura de Mendonça, apoiado pelo prefeito Antônio Furlan (MDB).
Dias antes, a chapa de Mendonça já mostrava sinais de desestabilização, especialmente após perder o apoio do grupo liderado pelo conselheiro de contas Michel JK, representado na Câmara pelo então presidente Marcelo Dias, que rompeu com a base aliada de Furlan.
Diante da iminente derrota, vereadores da base do prefeito abandonaram a sessão, incluindo Alexandre Azevedo (REP), que havia sido o líder do governo municipal nos últimos quatro anos. Foram 17 votos a favor.
Aos 47 anos, o novo presidente da Câmara começou na vida pública há 30 anos, quando foi presidente da União dos Estudantes Secundaristas (Uecsa). Ele já tinha sido vereador e deputado federal.
A nova composição da mesa diretora ficou assim:
- Pedro DaLua (União): Presidente
- Margleide Alfaia (PDT): Vice-presidente
- Joselyo Aguiar (PP): 2º Vice-presidente
- Japão Baía (Solidariedade): 1º Secretário
- Ruzivan Pontes (Republicanos): 2º Secretário