Da REDAÇÃO
Uma mulher de 24 anos, residente em Salvador (BA), foi indicada pela Polícia Civil do Amapá indiciou, nesta segunda-feira (3), pelo crime de extorsão. Ela teria ‘alugado’ contas bancárias para criminosos aplicarem o chamado “Golpe da Facção”, que causou prejuízo e pânico a duas famílias em Macapá.
Os crimes ocorreram nos dias 9 e 10 de dezembro de 2024. As vítimas, moradoras dos bairros Brasil Novo e Centro, receberam ligações em que criminosos se passavam por integrantes de uma facção criminosa. Ameaçados de invasão e violência, os familiares, sob forte coerção, transferiram R$ 3 mil via pix para uma conta bancária em nome da suspeita.
Após investigação, a Polícia Civil identificou e interrogou a mulher, que confessou ter alugado duas contas bancárias – uma no Nubank e outra no PagSeguro – por R$ 500 cada, permitindo que os criminosos aplicassem o golpe.
O delegado Leandro Vieira Leite alertou que esse tipo de crime tem sido recorrente em Macapá.
“Caso receba mensagens ou ligações de supostos integrantes de facção criminosa ameaçando sua vida, não acredite, isso é um golpe”, afirmou.
A Polícia Civil recomenda que, diante desse tipo de contato, as vítimas bloqueiem imediatamente o número, acionem o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central e registrem um boletim de ocorrência em uma delegacia.