Em Laranjal do Jari, Guarda Civil será Polícia Municipal

Prefeito Teddy Marcel encaminhou projeto de lei para a Câmara Municipal fazendo a modificação. Foto: Arquivo
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O prefeito de Laranjal do Jari, Teddy Marcel (União), encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que propõe a transformação da Guarda Civil Municipal em Polícia Municipal. A proposta busca alinhar a corporação às diretrizes estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a legitimidade da atuação das guardas municipais no policiamento ostensivo, preventivo e comunitário.

A expectativa é que o projeto seja aprovado até o fim de abril. Segundo o prefeito, a mudança atende ao interesse público e não trará alterações na estrutura de carreira dos 162 guardas municipais do município.

O próprio ministro Alexandre de Moraes, em sua fala, os chama de polícias municipais. Vamos continuar com toda a carreira dos guardas; a mudança é somente na nomenclatura”, destacou Marcel.

Laranjal do Jari se destaca por ter sido o primeiro município do Amapá a armar sua guarda municipal, após firmar convênio com a Polícia Federal. Atualmente, 120 dos 162 agentes estão habilitados a portar armamento letal, conforme as normas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Teddy Marcel: carreiras não serão alteradas

Laranjal foi a primeira cidade com menos de 50 mil do Amapá a conveniar com a Polícia Federal para que todos os integrantes da GCM tivessem porte. 

A cidade será a primeira do Amapá a realizar essa mudança, mas a iniciativa já ocorre em outros estados. Municípios do Paraná e do Rio Grande do Norte, por exemplo, já transformaram suas guardas civis em polícias municipais, fortalecendo a segurança pública local. Além do Jari, apenas Macapá, Santana e Pedra Branca do Amapari possuem GCM.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!