Câmara aprova lei que proíbe construção de ‘pontes mistas’ em Macapá

A medida surge em meio a críticas sobre a durabilidade das pontes erguidas pela atual gestão municipal.
Compartilhamentos

Por RODRIGO DIAS

Em sessão marcada por intensos debates, a Câmara Municipal de Macapá aprovou nesta terça-feira (9) o projeto de lei de autoria do vereador Joselyo (PP), que proíbe a construção de pontes e passarelas mistas — aquelas feitas com base de madeira e superfície de concreto — na capital. A proposta recebeu 10 votos favoráveis e 8 contrários.

A medida surge em meio a dúvidas sobre a durabilidade das pontes erguidas pela atual gestão municipal, que tem utilizado essa técnica. Segundo Joselyo, a combinação de materiais compromete a vida útil das estruturas. Ele explicou, durante o debate acalorado, que o objetivo é conter o desperdício de dinheiro num contrato de R$ 100 milhões.

Segundo Joselyo, a combinação de materiais compromete a vida útil das estruturas. Foto: Reprodução/Câmara

“A gestão tem construído pontes mistas, com base de madeira e concreto por cima. Entendemos que isso reduz a durabilidade. A ideia não é impedir obras, mas que elas sejam feitas de forma correta: se for de madeira, que seja 100% madeira; se for de concreto, que seja 100% concreto”, afirmou o autor do projeto.

Batizada pelo vereador como “pó compacto”, a proposta argumenta que o modelo misto seria uma forma de “maquiar” as condições das obras.

“A ideia não é proibir a construção, é não enganar o povo”, reforçou Joselyo.

Votação aprovou o projeto

O relator do projeto, vereador Banha Lobato, solicitou parecer técnico da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que confirmou a menor durabilidade das pontes mistas. O tema dividiu o plenário: vereadores da base do prefeito defenderam a liberdade para adotar qualquer tipo de construção, enquanto os opositores ressaltaram a necessidade de obras mais seguras e duradouras.

Para Joselyo, a aprovação do Projeto de Lei nº 065 representa um avanço no controle de qualidade das obras públicas em Macapá, atendendo às demandas da população por infraestrutura mais confiável.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!