Por SELES NAFES
Depois de Aline Gurgel (REP), foi a vez de Paulo Lemos (PSOL) anunciar licenciamento do mandato de deputado federal pelo Amapá. A exemplo da colega, que assumiu a Assistência Social, ele também aceitou convite do governador Clécio Luís (SD) e vai comandar a Secretaria de Educação (Seed).
Na visão do Setentrião, Lemos acumula os perfis técnico e político para conduzir a relação com os professores e gerenciar a rede estadual, aproveitando a experiência acumulada de dois anos na Secretaria de Administração do Estado (Sead), cargo que ele deixou para concorrer a prefeito de Macapá, em 2024.
“(…) É reconhecido pelo compromisso com a educação e a defesa dos direitos dos trabalhadores”, publicou o governo em sua página oficial na internet.
Além de advogado, Lemos é professor de carreira do Estado, com mais de 20 anos de vida pública. Já tinha sido deputado estadual por dois mandatos. Em 2022, teve votos para ser eleito deputado federal, mas foi barrado pela regra das sobras eleitorais. Com a alteração da norma pelo STF, ele foi diplomado em agosto, junto com Aline Gurgel, André Abdon (PP) e Professora Marcivânia (PCdoB).

Secretário adjunto de gabinete, Lucas Abraão, deve assumir o mandato. Foto: Seles Nafes/Arquivo
Aline está sendo substituída provisoriamente pela veterano de mandatos Fátima Pelaes, do mesmo partido.
No caso de Paulo Lemos, o primeiro suplente Lucas Abraão já foi empossado como deputado federal. Nos últimos tempos, Abraão vinha atuando como secretário adjunto do gabinete civil.
